Inclutrain - Uma abordagem aos percursos formativos inclusivos centrados no indivíduo para pessoas com e sem necessidades de apoio

Os perfis profissionais e os perfis de qualificação associados conduzem a um agrupamento que exclui muitas pessoas com necessidades especiais desta formação devido a requisitos formais da mesma.  

A formação inclusiva só é possível se não houver uma divisão por princípio em grupos.

Para fazer justiça a esta abordagem individual, o ponto de partida da abordagem Inclutrain não é a profissão, mas a pessoa com todas as suas capacidades e limitações. A descoberta da profissão a que isto conduz ou dos perfis profissionais individuais a desenvolver é uma viagem.

A ideia de inclusão e, por conseguinte, de integração coloca por isso um desafio particular à formação profissional.

A abordagem do ensino profissional aqui apresentada responde a este desafio. Este facto torna esta abordagem especial e inovadora

É inclusivo, ou seja, centrado na pessoa e individual.

Manual Inclutrain (PT)

Manual Inclutrain (EN)

Quem está por detrás?

Os parceiros deste projecto são comunidades agrícolas de Portugal, Áustria, Países Baixos e Alemanha, onde trabalham e vivem pessoas com e sem necessidades especiais relacionadas com a deficiência intelectual, bem como outras organizações parceiras que fornecem apoio metodológico e coordenação do projecto.

Os parceiros do projecto têm muitos anos de experiência no acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, mas, na prática, enfrentam desafios na implementação dos seus princípios orientadores inclusivos. Neste domínio, são necessários métodos concretos que permitam reconhecer e tornar visíveis as qualidades individuais e acompanhar os processos educativos e formativos com base nessas qualidades.

Os parceiros dos projectos Inclutrain e Inclutrain connect responderam a esta necessidade e desenvolveram um conceito de formação profissional para pessoas com necessidades especiais.